Afecções e Dermatoses em pele Negra - Como identificar?

 


Fernanda Dionisia - Esteticista Negra

Durante a faculdade de estética e cosmética, por volta do ano de 2012, entre um trabalho acadêmico e outro; chegamos na parte de afecções cutâneas. Depois de fazer a pesquisa bibliográfica, folhear vários livros, questionei a um de meus professores do porque não havia fotos nos livros didáticos que mostrassem as mesmas dermatoses ou reações em peles negras. 
  A resposta que recebi naquele dia era que seria mais fácil identificar as reações na pele clara. Ouvi, e inconscientemente continuava a questão: "OK! E como saberemos como essas afecções e dermatoses são em pessoas de pele negra;" como o Sarampo, por exemplo. - Afinal o que a sociedade repete muito é que você sabe que a coisa está séria é quando o negro está roxo.
   Será mesmo que precisamos esperar o arroxeamento da pele, para identificar algo na pele do cliente/paciente. Outro questionamento que fica é, quantos diagnósticos não são dados errados, pelo fato de não se ter uma base no estudo de afecções em peles negras (o ideal é que seja em todos os tipos de pele), os profissionais, até mesmo os profissionais negros não conseguem identificar com facilidade. 
     Precisamos de mais materiais de estudo em que inclua todos os tons de pele, necessitamos de profissionais capacitados em todas as vertentes, e não só o conhecimento de que a pele mais escura tende a ter mais queloides, que a melanina contribui com uma proteção maior da pele (o que não isenta do uso de protetor solar, de hidratação).

 Esperamos que consigamos levar a você, leitor, um questionamento e até mesmo recebermos respostas, pois tudo muda e nós também não conhecemos tudo, minha experiência é diferente da sua e vice-versa. 

 Caso você conheça um livro / artigo/ home pages que tenham um material em que a dermatologia é baseada em somente peles escuras ou em que apareça os dois tons de pele, deixe nos comentários, compartilhe conosco a sua experiência. 

 Gratidão!

  Fernanda Dionisia
Esteticista e cosmetóloga 

Tudo é possível... ... ao que crê. (Marcos 9:23)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saga Beleza Natural - Parte III - Respondendo a comentários

Nasce um filho, Nasce uma Mãe!

Porque uma touca de cetim?